Aprender a modificar os nossos “pontos de vista” é um exercício primordial para termos mais sucesso em nossas vidas: – Nos relacionamentos, trabalho, administração do stress, controle das emoções, etc.

Desde muito novos um dos principais condicionamentos que recebemos é o de ver a realidade ao nosso redor pela lente do drama e vitimização. Isto fortalece uma cultura do medo e da impotência e mantém o status quo como interessa a quem está no poder.

Os sábios xamãs das tribos norte americanas utilizavam com seu povo, muitas técnicas para desenvolver o que chamavam de “sagrados pontos de vista.” Quanto maior a variedade de ângulos que alguém consegue observar uma situação, maiores serão as suas respostas para lidar com a realidade interna ou externa em sua vida.

Nossa tendência é fazer o oposto. Olhamos as coisas sempre pelo mesmo ângulo.

Escolhemos conviver com pessoas e situações que reproduzam a nossa maneira de ver, sentir e interpretar a realidade. Aos poucos vamos engessando nossa percepção, colocando viseiras em nossos olhos. Muitas violências individuais ou coletivas que acontecem em nosso mundo são resultado da fixação perceptiva de uma pessoa, grupo ou nação sobre determinado “ponto de vista.”

Exercite isso. Brinque de ver os fatos pessoas e até seus próprios pensamentos de formas diversas sem emitir julgamentos… Faça coisas que nunca fez. Aos poucos você começará a se divertir com isso e ao mesmo tempo usufruir de muitas maravilhas que estão em toda parte e que nem nos damos conta.

Moda, muitos conceitos de beleza, de relacionar, estilos de vida, formas de alimentar, se exercitar relacionar que são vistos hoje como “O MELHOR”, não passam de pontos de vistas que estão sendo fixados como padrão pela mídia e outros contextos.

“Quem tem olhos de ver que veja…

quem tem ouvidos de ouvir, que ouça”

– Ensinamentos de Jesus – O “xamã” mais popular no ocidente. Ensinamento tão atual e tão necessário sempre.

Dev Swaran

 (Psicóloga (Joelma Silva) – Atende em psicoterapia individual presencial em Belo Horizonte.  Realiza também mentoria online para questões de relacionamento, sexualidade, autoestima, resolução de conflitos, tecnologias para lidar com ansiedade, depressão e estresse, e outros temas existenciais como parte do projeto “Helper”. 
Com larga experiência, graças a sua vasta formação incluindo 9 especializações internacionais, tornou-se referência estratégias para saúde, bem estar e empoderamento feminino, solução de conflitos através de Constelações familiares, liderança; realiza grupos de desenvolvimento e treinamentos de alto impacto e palestras no Brasil e exterior. Seu treinamento mais conhecido é Ísis – A Mulher que Brilha).