Ao enfrentarmos a incerteza e o medo da pandemia global, é mais importante do que nunca manter-se aterrado. Se isso significa conectar-se emocionalmente com amigos e familiares, reduzir o tempo para algum movimento consciente ou gastar alguns minutos para simplesmente respirar, encontrar o mecanismo de enfrentamento que funciona melhor para você pode ajudá-lo a manter a calma e a cabeça clara durante esse período sensível.

Segundo a autora de best-sellers nº 1 do New York Times, Gabrielle Bernstein, é imperativo que não fiquemos “presos” em um estado congelado de trauma.


Para lidar com todas as tensões que tem gerado incertezas e ansiedade durante a quarentena: Programa Gratuito

“Precisamos de ferramentas que regulem o sistema nervoso e estimulem o nervo vago, para que não estejamos em um estado crônico de luta, fuga ou congelamento”, contou Gabrielle Bernstein em um episódio do podcast mindbodygreen.

Uma dessas ferramentas transformacionais é a nossa respiração. Ávida defensora do poder da respiração, Bernstein reconhece que nosso padrão de respiração tem a capacidade de estimular o nervo vago e reduzir nossos pensamentos ansiosos.

Aqui estão alguns vislumbres de três mini-meditações que Bernstein orientou sobre a presença de pessoas em tempos de crise, a fim de exalar energia positiva e como usar esse tempo para o crescimento espiritual.

1. Meditação de segurar o coração

Como o próprio nome sugere, esta meditação exige que você coloque uma mão em seu coração e a outra em sua barriga. A chave aqui é expirar por mais tempo do que você inspira – é assim que você aproveita os benefícios dessa respiração.

“Quando você respira mais, estimula o nervo vago”, diz Bernstein.

Se você inspira por dois e expira por quatro, ou expira por quatro e expira por 10. O que você é capaz é excelente.

O Que Aprender Com O Filme Divertida Mente? - Emoção e Psicologia ...

Precisa de ajuda para lidar com as emoções? Venha para Udumbara, um programa gartuito por whatsapp

Você está respirando em seu coração e barriga, fazendo uma pausa e sentindo o que precisa sentir naquele momento antes de expirar, deixando tudo ir.

2. Meditação para honrar sua ansiedade

Essa meditação é particularmente aplicável a esse período de distanciamento social e quarentena, pois enfrentamos certa ansiedade e histeria. Em vez de reprimir esses sentimentos e tentar mascará-los com pensamentos positivos (que podem fazer mais mal do que bem, de acordo com Bernstein), tente abraçar sua ansiedade com essa meditação rápida.

Primeiro, coloque a mão onde percebe que a ansiedade vive em seu corpo (geralmente no peito ou no intestino), depois respire profundamente no sentimento. Permaneça presente naquele momento, realmente honrando o sentimento. Ao expirar, solte-o e deixe tudo sair.

Parece simples, mas honrar a ansiedade e os sentimentos que ela traz pode fazer maravilhas em superá-la. “Fazer isso algumas vezes pode mudar a experiência da sua ansiedade”, observa Bernstein.

A Florescer quer te ajudar neste processo. Para estarmos próximos durante a quarentena do Covid-19, construímos um grupo no whatsapp que você pode participar ao CLICAR AQUI! Neste grupo serão repassados 4 dias de conteúdo sobre autocuidado, desenvolvidos pela Equipe Florescer. Posteriormente, criaremos uma comunidade colaborativa na plataforma Zoom, para termos um contato melhor com cada um de vocês e desenvolvermos maneiras de estarmos presentes, conscientes e calmos para passarmos por esse período! Além disso poderemos meditar juntos =]

3. Meditação cortante

Se você realmente deseja deixar de lado a energia negativa, essa meditação cortante fará maravilhas. Bernstein, que a usou pessoalmente depois de querer liberar seu apego a uma mensagem negativa nas mídias sociais.

“Você pode estar sentindo um apego por notícias, opiniões políticas, sua própria raiva ou frustração se estiver vivendo em circunstâncias comprometedoras”, explica Bernstein.

Seja uma pessoa, título ou pensamento negativo, essa meditação trabalha para “se desligar” de qualquer negatividade que você possa estar enfrentando. 

Ao fechar os olhos, coloque as palmas das mãos voltadas para cima e identifique uma área em seu corpo onde possa sentir desconforto. Ao respirar, identifique qualquer pessoa, história ou pensamento medroso ao qual se sinta apegado agora. Visualize o cordão escuro que o liga a essa energia negativa, seja qual for a aparência dele.

Primeiro, perdoe a si mesmo por ser fisgado e honre esse apego. Em seguida, inspire e dê boas-vindas a essa intenção de liberar o cabo. Coloque a mão no coração e respire no espaço do coração.

Com toda a incerteza acontecendo no mundo, você ainda tem a capacidade de controlar sua própria respiração, propósito e liberdade emocional. E a Florescer está aqui para te auxiliar nesta jornada!

Lembre-se de entrar no nosso grupo para recolhimento durante a quarentena do Covid-19 clicando aqui! Estamos juntos neste Jardim!

Com carinho: Equipe Florescer
Referências: Mind Body Green