CAIM… CAIM…CAIM… CAIM…. ABEL E AS TRETAS COM DEUS
Mesmo que você não seja religioso, e veja a Bíblia como um livro de ficção ou de mitos, é bem provável já tenha escutado a história do primeiro fratricídio segundo a bíblia. Caim mata o irmão Abel, por perceber que ele recebia mais atenção e aprovação de Deus.
Sempre se comenta sobre como são condenáveis os comportamentos impulsionados pelo ciúme e inveja, quando o tema surge. É igualmente bem claro que esta “síndrome de Caim,” está acontecendo em toda parte, e as pessoas oscilam entre aqueles que invejam e sentem ciúmes, ou são alvo da inveja, e dos vários tipos sutis de fratricídio, mas não se vê comentários a respeito do comportamento de Deus.
Se ele respondeu com pouca habilidade no trato com os dois irmãos, significa que foi irresponsável, pois é este o conceito de irresponsabilidade.
Aliás, o Deus que os escribas descrevem nos livros que compõe a bíblia, é extremamente voluntarioso, passional e duvidoso ao relacionar com os ‘primeiros’ humanos.
Não soube administrar o conflito entre Adão e Lilith, se mostrando extremamente parcial, o que fez Lilith sair do paraíso por vontade própria e mandar Adão e o próprio Deus, catar coquinho. A primeira rebelião consta de forma atravessada na Bíblia, em um erro ao omitir o fato, quando a vulgata foi escrita, mas de qualquer forma se mantém no Torá que serviu como base para escrever o antigo testamento.
Depois teve a confusão com Eva e Adão e a punição super comedida, para todo o sempre, que não é pauta deste momento e finalmente veio o crime de Caim ao se sentir preterido da atenção de Deus.
Qualquer líder carismático já viveu em algum momento esta situação, onde o grupo compete entre si pela atenção e afeto. Pais precisam administrar com frequência, tais questões com os filhos. em grupos de amigos comportamentos semelhantes acontecem.
Recentemente um escândalo que surgiu no campo de uma determinada escola de yoga, trouxe a tona a história de pais que ofereciam suas filhas crianças para alguns abusos sexuais, com a intenção de conseguirem proximidade do professor líder.
Responder com habilidade – Responsabilidade – É algo a se esperar do menos desenvolvido?
Há um Caim dentro de cada Abel, há um Abel dentro de cada Caim, e em todos Deus.
Se um senso no mínimo estético e autêntico não for estimulado, e se não for desenvolvido, continuará das mais diversas formas a violência clara ou velada, o que é uma loucura, pois tais questões surgem em meio à intenção de ser visto, aceito e reconhecido.
Discórdia. A música aí de novo. Dis+córdia – Aquilo que está fora do coração, ou aquilo que surge quando as cordas do coração não são tocadas. Uma afinação delicada para mas necessária para transformar duplas, conjuntos e bandinhas em uma orquestra universal.
E que nos livre “Deus” de ser um “Deus” assim.