A natureza rítmica e repetitiva de muitos trabalhos como o bordado, crochê e tricô é suave, reconfortante e contemplativa. Uma atividade ‘mântrica’ como diria na Índia. Não é difícil imaginar que é como uma prática de atenção plena, ou talvez uma forma de entrar em estado meditativo.

E por isso, estas práticas com a agulha a deslizar nas mãos, tem um efeito positivo para melhorar também a saúde do cérebro, além de vários benefícios emocionais e para aquietar a mente.

Pesquisas em neurociência mostram que tais artes manuais,  tem muito em comum com a atenção plena e a meditação – todos relatando ter um impacto positivo na saúde mental e bem-estar.

Joelma Silva - Dev

"O principal da vida acontece nos 'bastidores'.  A vida é um bordado."

Joelma Silva – Dev (psicóloga) há mais de 20 anos, vem realizando gratas experiências, onde os trabalhos manuais acabam funcionando como uma porta, para a dimensão pacífica do mundo interior. Além dos acompanhamentos individuais onde muitas vezes sugere, ou até mesmo inicia as pessoas em atividades manuais, conta que é belo ver como as mudanças chegam rápido, quando realiza tais atividades em retiros, e até mesmo em treinamentos em grandes empresas.

Isto a inspirou a realizar a Experiência – Bastidores, que agora está sendo de novo editada online e para pessoas falantes de língua portuguesa a viver nos mais variados países, que  busquem autoconhecimento, relaxar, meditar, expressar a criatividade, conhecer pessoas de várias partes do mundo e estar alinhadas com seu mundo interior. Nesta edição: Brasil, Moçambique, Canadá, Estados Unidos, Austrália e Portugal, já marcam presença, em um projeto muito especial. 
AQUI, pouco importa o conhecimento prévio sobre bordado, ou sua habilidade para tal, é algo muito mais sutil e primordial que nos sustenta. Amistosidade e Paz

Tecer modifica o humor e afeta o cérebro

Em uma pesquisa on-line com mais de 3.545 tecelões,  no Reino Unido que realizou pesquisas sobre os efeitos terapêuticos do tecido, mais da metade dos entrevistados relatou que o tecer, ou bordar os fazia sentir ” muito feliz”. E muitos disseram que adoravam os efeitos do relaxamento e alívio do estresse e da criatividade.

O estudo encontrou uma relação significativa entre a frequência e o humor dos tecidos e os sentimentos percebidos pelos entrevistados. Os tecelões frequentes (aqueles que tecem mais de três vezes por semana) eram mais calmos, felizes, menos tristes, menos ansiosos e mais confiantes.

Experiência Bastidores em Montreal 2018

Renata Menezes
Facilitadora - Bastidores Canadá

 

Ela é imigrante, enfermeira,  artista visual, apaixonada por fotografia e natureza. Um coração afetuoso, uma alma  generosa e corajosa que cativa por onde passa.  Renata estará facilitando o Grupo Bastidores no Canadá.

A Comunidade Bastidores no Canadá, terá o start no dia 23 com uma Live (20:00 – Montreal), até formação de pequeno grupo que iniciará o Projeto em 15 de maio, junto aos outros pequenos grupos de outros países.

Caso queira saber mais sobre a Live, entre  em contato, clicando na caixa abaixo para conversar diretamente com Renata (Canadá) ou com Joelma Silva – Ⓓⓔⓥ, para maiores informações.

 

 

Se você está vendo este convite,  e sentiu vontade de estar conosco, Venha! Será uma alegria!

Se conhece alguém em qualquer parte do mundo e de que qualquer idade que queira participar, compartilhe por favor esta postagem.

Para participar da Live basta clicar no Link  que acontecerá via Zoom Meet (20 horas Montreal)

 

Como o bordar e tecer ajuda a melhorar o cérebro

  • Desafio mental e resolução de problemas
  • Conexão social
  • Plenitude
  • Desenvolvimento da coordenação olho – mão, percepção espacial e habilidades motoras finas.
  • Encorajamento em aprender e ensinar.
  • Concentração a atenção.
  • Promoção da criatividade ativa.
  • Sensação de orgulho e conquista.
  • Desenvolve paciência e perseverança.
  • Facilita a formação e recuperação de memória.

 

De acordo com o artigo citado ao final da matéria, “as habilidades e sentimentos experimentados ao realizar trabalhos como bordado, tricô e outras, também podem ser usados para facilitar técnicas de aprendizado de habilidades muito interessantes, como meditação e serem excelentes recursos no tratamento da dor ou no tratamento da depressão, atendendo um público que independe de idade e gênero.”

Artesanato com tecido acalma a mente

“O tecer e bordar como uma ferramenta para alcançar um estado mental meditativo poderia permitir que uma população muito maior experimentasse os benefícios da meditação, uma vez que não implica ter que entender, aceitar ou participar de um período de aprendizado prolongado da prática. Isso acontece como um efeito ‘colateral natural’ do tecido. ”

Outros estudiosos, compararam o artesanato, com a entrada em um estado atual de “fluxo”, que o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi descreve como “um estado de concentração ou absorção completa com a atividade em questão. É um estado em que as pessoas estão tão envolvidas em uma atividade que nada mais parece importar. ”

 

E, de acordo com Corkhill, até Albert Einstein tinha a reputação de ter entrado em seus muitos projetos com atividades manuais para “acalmar e clarear a mente”.

Os neurocientistas estão começando a entender o caminho da atenção, meditação e experimentar o impacto do “fluxo” do cérebro. Pesquisas mostram que essas práticas melhoram a depressão, a ansiedade, o enfrentamento das adversidades, a qualidade de vida e reduzem significativamente o estresse. Tudo vital para manter a saúde e o bem-estar do cérebro.

Registro do Retiro na Natureza Bastidores em Agosto de 2021

Entre a agulha e a tesoura, parece feliz o conselho:
- É melhor unir do que cortar.
~ Osho ~

Venha estar conosco em ‘Bastidores’

Deixo o vídeo ao lado, com uma

pergunta para sua reflexão:

Em que capítulo você está?

Joelma Silva – Ⓓⓔⓥ

Algumas perguntas frequentes:

  • É um curso de bordado?
    – Não! É uma Comunidade terapêutica e de autoconhecimento, que utiliza do bordado como forma de unir as pessoas, neste processo.

     

  • Preciso ter alguma habilidade ou conhecimento? 
    – Basta apenas estar conosco. Temos vários recursos e estratégias para acompanhar você.

     

  • Como vai funcionar?
    – Dois encontros online semanais. Um com toda a a Comunidade que esteja no mesmo fuso horário que você e outro com a Facilitadora responsável por seu pequeno grupo.

     

  • Quanto tempo dura este projeto?
    – Cada edição dura 03 meses e você depois escolhe se deseja ou não permanecer na Comunidade.

     

  • O que é necessário para participar?
    – Inscrever-se no Grupo, ter acesso à internet, comprar algumas linhas coloridas, um pequeno pedaço de tecido.

  • Os encontros são só online?
    – As facilitadoras podem por vezes fazerem encontros presenciais. Mas você pode também participar remotamente, mesmo que esteja em outro país.

  • Como me inscrevo? –
    Peça o link de inscrição. Vamos olhar quais dos grupos é mais interessante para você, conforme o fuso horário e sua disponibilidade. Efetue a inscrição e você já fará parte da Comunidade.

  • Qual o tamanho dos grupos?
    – No máximo 30 pessoas por grupo. Então… Reserve logo sua vaga.

Informações de pesquisas: La Vida é Lucida