A natureza rítmica e repetitiva de muitos trabalhos como o bordado, crochê e tricô é suave, reconfortante e contemplativa. Uma atividade ‘mântrica’ como diria na Índia. Não é difícil imaginar que é como uma prática de atenção plena, ou talvez uma forma de entrar em estado meditativo.



A natureza rítmica e repetitiva de muitos trabalhos como o bordado, crochê e tricô é suave, reconfortante e contemplativa. Uma atividade ‘mântrica’ como diria na Índia. Não é difícil imaginar que é como uma prática de atenção plena, ou talvez uma forma de entrar em estado meditativo.

Joelma Silva - Dev

"O principal da vida acontece nos 'bastidores'.  A vida é um bordado."

Joelma Silva – Dev (psicóloga) há mais de 20 anos, vem realizando gratas experiências, onde os trabalhos manuais acabam funcionando como uma porta, para a dimensão pacífica do mundo interior. Além dos acompanhamentos individuais onde muitas vezes sugere, ou até mesmo inicia as pessoas em atividades manuais, conta que é belo ver como as mudanças chegam rápido, quando realiza tais atividades em retiros, e até mesmo em treinamentos em grandes empresas.

Isto a inspirou a realizar a Experiência – Bastidores, que agora está sendo de novo editada online e para pessoas falantes de língua portuguesa a viver nos mais variados países, que  busquem autoconhecimento, relaxar, meditar, expressar a criatividade, conhecer pessoas de várias partes do mundo e estar alinhadas com seu mundo interior. Nesta edição: Brasil, Moçambique, Canadá, Estados Unidos, Austrália e Portugal, já marcam presença, em um projeto muito especial. 
AQUI, pouco importa o conhecimento prévio sobre bordado, ou sua habilidade para tal, é algo muito mais sutil e primordial que nos sustenta. Amistosidade e Paz

Tecer modifica o humor e afeta o cérebro

Em uma pesquisa on-line com mais de 3.545 tecelões,  no Reino Unido que realizou pesquisas sobre os efeitos terapêuticos do tecido, mais da metade dos entrevistados relatou que o tecer, ou bordar os fazia sentir ” muito feliz”. E muitos disseram que adoravam os efeitos do relaxamento e alívio do estresse e da criatividade.

O estudo encontrou uma relação significativa entre a frequência e o humor dos tecidos e os sentimentos percebidos pelos entrevistados. Os tecelões frequentes (aqueles que tecem mais de três vezes por semana) eram mais calmos, felizes, menos tristes, menos ansiosos e mais confiantes.

Registro fotográfico - Bastidores - Canadá 2018

Cristiane Abreu

É parceira neste Projeto, sendo a responsável por “esticar os bastidores” no estado de São Paulo. Cris é ecóloga, dá consultoria em projetos ambientais , uma referência de autocuidados femininos, onde se conecta com uma ampla e linda rede de mulheres e Mestre em Reiki Usui.

Vive atualmente em Paulínia, e está com o coração e sorriso abertos, para receber você nesta experiência ímpar e sem fronteiras. O grupo de Cristiane terá seu start no dia 03 de maio às 20 horas com uma live via zoom. Para se conectar com ela, é só clicar no botão abaixo.

Senha : Cristiane


Se você não puder estar conosco, basta solicitar o link de gravação do nosso encontro!

Como o bordar e tecer ajuda a melhorar o cérebro

  • Desafio mental e resolução de problemas
  • Conexão social
  • Plenitude
  • Desenvolvimento da coordenação olho – mão, percepção espacial e habilidades motoras finas.
  • Encorajamento em aprender e ensinar.
  • Concentração a atenção.
  • Promoção da criatividade ativa.
  • Sensação de orgulho e conquista.
  • Desenvolve paciência e perseverança.
  • Facilita a formação e recuperação de memória.



De acordo com o artigo citado ao final da matéria, “as habilidades e sentimentos experimentados ao realizar trabalhos como bordado, tricô e outras, também podem ser usados para facilitar técnicas de aprendizado de habilidades muito interessantes, como meditação e serem excelentes recursos no tratamento da dor ou no tratamento da depressão, atendendo um público que independe de idade e gênero.”

Artesanato com tecido acalma a mente

E, de acordo com Corkhill, até Albert Einstein tinha a reputação de ter entrado em seus muitos projetos com atividades manuais para “acalmar e clarear a mente”.

Os neurocientistas estão começando a entender o caminho da atenção, meditação e experimentar o impacto do “fluxo” do cérebro. Pesquisas mostram que essas práticas melhoram a depressão, a ansiedade, o enfrentamento das adversidades, a qualidade de vida e reduzem significativamente o estresse. Tudo vital para manter a saúde e o bem-estar do cérebro.

Registro fotográfico do Retiro Bastidores - agosto de 2021

Entre a agulha e a tesoura, parece feliz o conselho:
- É melhor unir do que cortar.
~ Osho ~

Venha estar conosco em ‘Bastidores’

Deixo o vídeo ao lado, com uma

pergunta para sua reflexão:

Em que capítulo você está?

Joelma Silva – Ⓓⓔⓥ

Algumas perguntas frequentes:

  • É um curso de bordado?
    – Não! É uma Comunidade terapêutica e de autoconhecimento, que utiliza do bordado como forma de unir as pessoas, neste processo.

     

  • Preciso ter alguma habilidade ou conhecimento? 
    – Basta apenas estar conosco. Temos vários recursos e estratégias para acompanhar você.

     

  • Como vai funcionar?
    – Dois encontros online semanais. Um com toda a a Comunidade que esteja no mesmo fuso horário que você e outro com a Facilitadora responsável por seu pequeno grupo.

     

  • Quanto tempo dura este projeto?
    – Cada edição dura 03 meses e você depois escolhe se deseja ou não permanecer na Comunidade.

     

  • O que é necessário para participar?
    – Inscrever-se no Grupo, ter acesso à internet, comprar algumas linhas coloridas, um pequeno pedaço de tecido.

  • Os encontros são só online?
    – As facilitadoras podem por vezes fazerem encontros presenciais. Mas você pode também participar remotamente, mesmo que esteja em outro país.

  • Como me inscrevo? –
    Peça o link de inscrição. Vamos olhar quais dos grupos é mais interessante para você, conforme o fuso horário e sua disponibilidade. Efetue a inscrição e você já fará parte da Comunidade.

  • Qual o tamanho dos grupos?
    – No máximo 30 pessoas por grupo. Então… Reserve logo sua vaga.