Atendendo as pessoas em terapia, ou acompanhando grupos e treinamentos, vejo com frequência falas e comportamentos manipulatórios, sem que muitas vezes as pessoas se deem conta disso. Mesmo sendo inconsciente, fato é que o manipulador não está preocupado com o outro, querem apenas controle, ou expressam sua insegurança falsamente nomeada de amor.
Por ser confundido com a afeto, tais comportamentos podem se tornar uma das formas mais insidiosas de abuso. Só porque algo não é mentira não significa que não seja enganoso. Um mentiroso sabe que é um mentiroso, mas quem fala porções simples de verdade para enganar está construindo patologias
Você percebe em suas falas traços de manipulação? Bom momento para conhecer a si mesmo e se livrar deste visgo. Você está sendo manipulado? Estruture-se, aponte a questão para o outro, não entre nestes jogos e se preciso, vá embora.
Vou colocar aqui 6 frases manipuladoras comuns, e uma possível forma de você lidar com elas.
- – “Eu sei que você se sente melhor da sua forma, mas eu preciso que você faça do meu jeito, porque essa é a melhor coisa para nós.”
Aqui há manipulação, pois aparenta ser empático, reconhecendo os sentimentos do outro, para em seguida desqualificar tais sentimentos e rejeitá-los oferecendo a sua forma de lidar com a situação. Se algum dos relacionamentos age assim com você, pode dizer que decisões não precisam ser tomadas com unanimidade entre os dois, e que o melhor para você é agir como te parece coerente. Talvez possa também ser dito: “Talvez a sua forma de pensar seja a melhor solução para você, mas não me parece uma boa solução para nós dois?
2 – “Olha só o que você me obrigou a fazer!”
Aqui é bem óbvio, o manipulador responsabiliza o outro pelos comportamentos. Não embarque nesta fala. Ela é bem comum para aqueles que não querem assumir a responsabilidade pelos seus atos. Há no entanto um ponto também a ressaltar. Não é sadio, maduro nem elegante ficar “atiçando e provocando” o outro. Relacionamentos saudáveis e conscientes são escolhas que fazemos a cada instante.
3 – “Se você se for, sou capaz de fazer uma loucura.”
Quando seu parceiro(a) diz algo semelhante, está te tirando a liberdade de escolha, te responsabilizando por alguma tragédia. Diga a esta pessoa que ela está precisando de uma ajuda profissional caso esteja pensando em se machucar. Fale de forma tranquila sobre sua partida e chame alguém conhecido de seu parceiro para fazer-lhe companhia até que esteja melhor. Igualmente manipuladora é a fala de que se o outro fizer isso ou aquilo você vai embora. Há relacionamentos sejam entre amigos, familiares, parceiros de trabalhos ou amantes onde ambos assumem um comportamento manipulador e isso é bastante doentio e pode se tornar perigoso.
4 – “Já te disse que sinto muito, o que mais quer de mim?”
Tudo bem que você ou o outro em algum momento pise na bola e provoque algum tipo de dor em quem relaciona. Estamos longe de ser perfeitos. Dizer que sente muito e se desculpar é uma atitude interessante e madura, mas é preciso compreender que há um tempo necessário entre desculpar e as coisas ficarem bem outra vez. Lembre o outro sobre a importância deste tempo e se for você o causador do desconforto respeite isso. Outro aspecto importante, é não ficar repetindo comportamentos inadequados e se protegendo com um sinto muito. Se alguém usa de forma recorrente desta estratégia com você, talvez seja tempo de desfazer a relação.
5 – “Não seja dramático, pare de exagerar!”
Há pessoas que de fato fazem dramas, possuem pouca inteligência emocional e se desestruturam com muita facilidade. Se você é assim, precisa de ajuda para mudar, se relaciona com alguém assim, ficar no silêncio, se afastar um pouco e deixar o outro no possível exagero é uma boa media. Mas e se dizem isso para você e você e não condiz com a situação acima, pode ser uma forma do outro de fugir da responsabilidade de seus atos. Diga a pessoa que questão, que você tem direito a experimentar certas emoções, ficar chateada, triste, desapontada ou qualquer outra emoção, e que o outro não tem o direito de tentar controlar como você se sente,
6 – “Só estou te protegendo.”
O que parece um sentimento doce, pode ser uma forma do outro manipular você. Se alguém tenta definir que você deve vestir, com quem conversar, quando você pode sair com seus amigos ou familiares, é provavelmente a maneira de controlar você e o indício de um comportamento abusivo. Se o seu parceiro usa essa frase frequentemente, responda dizendo que ele não precisa dele te protegendo e aconselhando em tudo, mas que é bom tê-lo ao seu lado te apoiando. Que você vai tomar suas próprias decisões, mas que você apreciaria estar ao seu lado nos bons e maus momentos, em um relacionamento saudável.
A vida pede uma afinação constante. O objetivo não é você viver a policiar os outros para apontar manipuladores, mas acima de tudo cuidar para que não repita tais comportamentos em sua vida e esteja mais atenta às situações que se anunciam com falas como estas e depois podem se tornar grandes problemas se não cuidar delas desde o princípio.
Dev Swaran
(Psicóloga (Joelma Silva) – Atende em psicoterapia individual presencial em Belo Horizonte. Realiza também mentoria online para questões de relacionamento, sexualidade, autoestima, resolução de conflitos, tecnologias para lidar com ansiedade, depressão e estresse, e outros temas existenciais como parte do projeto “Helper”.
Com larga experiência, graças a sua vasta formação incluindo 9 especializações internacionais, tornou-se referência estratégias para saúde, bem estar e empoderamento feminino, solução de conflitos através de Constelações familiares, liderança; realiza grupos de desenvolvimento e treinamentos de alto impacto e palestras no Brasil e exterior. Seu treinamento mais conhecido é Ísis – A Mulher que Brilha).