Um cientista australiano especialista em biologia juntamente com a Turtle Survival Alliance e a Wildlife Conservation Society conseguiram ‘remover’ da lista de animais extintos as espécies de tartarugas de telhado birmanesas mais conhecidas por seu sorriso notável refletido em seu rosto.

Segundo a mídia norte-americana The New York Times, há duas décadas afirmava-se que a espécie estava extinta, porém, graças à pesquisa do cientista e à pronta intervenção, a população passou de menos de 5 para mais de mil exemplares. Alguns deles foram até mesmo lançados em seus ecossistemas naturais durante os últimos cinco anos.

A perda de seu habitat natural e a pesca indiscriminada levaram as espécies de tartarugas mais felizes do mundo à extinção.

Sua população foi diminuindo durante o século 20 devido à pesca ‘exagerada’ e ao acúmulo excessivo de seus ovos. Por isso, em 2000, estimou-se que a espécie estaria totalmente extinta.

Felizmente, um ano após ser considerada extinta, um espécime vivo e saudável apareceu no mercado da China. Empolgado com a notícia, o biólogo da Universidade australiana Gerald Kuchling decidiu fazer uma expedição com a empresa do Departamento Florestal de Mianmar a um local onde foram relatados alguns avistamentos de tartarugas.

Que bom que a vacina está chegando! Importa cuidar também da saúde mental e emocional. Conheça Abrigo- Programa da florescer feito pra você. 


Durante um dia de expedição, o especialista estava observando um lago de tartarugas em um templo budista quando de repente viu três tartarugas sorridentes saindo da água. Eles eram duas mulheres e um homem que foram transferidos para um santuário em Mandalay.

Desde então, o especialista dedicou grande parte de sua vida à conservação da espécie e à pesquisa de outros exemplares que já foram vistos em diversos lugares. Segundo o próprio cientista australiano, este “ é um dos melhores exemplos de conservação que temos em todo o mundo ”.

 

Matéria original de El Tierrero