Ela já vem sendo usada no Brasil a cerca de duas décadas, na busca de soluções para os mais variados conflitos e muitos problemas que seguem ocultos, gerando problemas nas famílias, instituições e até mesmo nações.
Hoje começa a se tornar febre no Brasil, o que leva a ter uma certa cautela na escolha de um profissional verdadeiramente qualificado por uma escola séria, para realizá-la. E este tipo de tratamento cresce, justamente pelo fato de uma elevada estatísticas das mais inusitadas soluções. Mas você já sabe do que ela trata? Veja este vídeo.
Seu uso no judiciário tem favorecido o aumento da credibilidade da população em relação à técnica.
Conforme recente notícia da BBC, ela vem sendo usada pela Justiça para facilitar acordos e ‘propagar cultura de paz. É possível através dela, identificar traumas familiares para evitar a repetição de comportamentos destrutivos, e por tal aplicação tem sido usada em diferentes varas judiciais do país; juízes afirmam que técnica traz mais alento às partes envolvidas e evita que processos se arrastem.
Foto mostra constelação familiar sendo feita com detentos de Florianópolis
Ela também vem sendo usada na redução da violência doméstica em casais com histórico de agressões.
Em alguns países ela é usada até mesmo para ver a compatibilidade entre um casal de namorados antes deles se decidirem por formarem uma família.
A história de nossa família nos pertence. Estamos a ela vinculados, ela é uma parte de nós e marca a nossa personalidade, com todas as forças e fraquezas que temos.
A Constelação visa, de forma prática e vivencial, dissolver antigos padrões (conflitos e doenças que se repetem) familiares que de alguma forma impedem o livre fluxo de amor entre os membros de um sistema.
Ela atua de forma direta nas questões do sistema familiar, abrindo espaço para uma nova compreensão e cura desses padrões. A solução torna-se possível quando a ordem básica sistêmica é restabelecida, os familiares excluídos voltam a ser respeitados e aceitamos a nossa herança familiar.
Através de um desenho vivo, energético e sensorial de sua Constelação Familiar pode-se, passo a passo, dissolver os emaranhamentos familiares inconscientes e chegar-se, assim, a uma solução nova e libertadora.
O SISTEMA FAMILIAR
Bert Hellinger acrescenta que mais de 50% dos nossos problemas são de origem sistêmica. Esse trabalho é, então, uma oportunidade de descobrirmos de que forma continuamos enredados dentro do sistema familiar e que papéis assumimos inconscientemente. Somente encontrando o verdadeiro papel que nos cabe dentro da família, podemos nos sentir livres e resgatar nossa vida com dignidade e totalidade.
EM QUE PROBLEMAS A CONSTELAÇÃO PODE AJUDAR?
A Constelação Familiar pode ajudar em todos os problemas de origem sistêmica. Então, desde problemas de relacionamento de casal, com filhos, todos os tipos de vícios, problemas emocionais, dificuldades diversas, até problemas de saúde física podem ser compreendidos, amenizados e muitas vezes solucionados com a ajuda da Constelação Familiar e com a disponibilidade do cliente realizar mudanças em sua vida prática, a partir das novas informações a que teve acesso na Constelação.
FAZENDO A SUA CONSTELAÇÃO
Dev Swaran, psicóloga formada em Constelação Familiar pelo Instituto Landstut da Alemanha, explica que fazer uma Constelação Familiar significa, de um modo simples, encontrar soluções para problemas específicos que você está vivendo, ou mesmo, buscar a origem de uma doença de algum membro da família. Desde questões emocionais a acontecimentos trágicos no seio familiar, as Constelações revelam e buscam soluções práticas e simples, trazendo à tona aquilo que é essencial no momento e que muitas vezes foi esquecido ou renegado.
Você pode participar de uma constelação trazendo sua história (como cliente) ou como representante. Onde você participa dos dramas das histórias das outras pessoas e recebe em seu sistema pessoal e familiar todos os movimentos de cura que estão sendo feitos em cada um dos casos resolvidos.
Clicando na imagem você poderá saber detalhes de como fazer uma constelação em grupo, individual ou online.
Ser um representante é uma opção interessante para quem quer conhecer o trabalho, ou deseja trazer equilíbrio para várias outras áreas de sua família e conhecer as dinâmicas saudáveis que movimentam o amor.
Por: Florescer –
Achou útil o texto? Compartilhe! Curta a nossa página e se desejar um contato mais próximo e informações sobre Constelação entre em contato.