“Desde o início de nossas vidas, vamos sendo moldados pelas experiências que vivenciamos. A mente e o corpo físico se tornam repletos de condicionamentos gerados pelos conceitos e valores que nos foram impostos e pelas experiências emocionais que ficaram registradas em nossas células.
Neste vídeo sobre vícios, veja que interessante este vídeo que mostra como o condicionamentos acontece.
Como, então, libertar-se desta prisão, e encontrar a cura para a angústia e o sofrimento que nos afligem? O nosso primeiro passo, geralmente, é buscar ajuda em algum processo terapêutico, onde, através da análise racional dos acontecimentos de nossa vida, procuramos descobrir as raízes dessas dificuldades.
E certamente conseguimos identificar a maioria delas através deste processo. Seguimos, então, outros caminhos, através de terapias corporais, que nos auxiliem na liberação dos nós emocionais registrados em nosso corpo físico.
Este é um trabalho longo, que pode durar anos e, ao final, vamos descobrir que apesar dele, seguimos ainda sem conseguir alcançar o estado de paz e serenidade com que sonhamos.
Ao chegar a este estágio, certamente, muitos de nós já entenderam que é necessário ir além, ultrapassar a dimensão da mente, do corpo e das emoções. E, ao fazer isto, chegamos à descoberta, surpreendente, de que a solução estava ali dentro, oculta sobre as camadas de condicionamentos que carregávamos. Começamos a explorar um novo terreno, até então desconhecido, que é o da consciência.
Quando passamos a observar nossos pensamentos e nossas emoções, percebemos que é possível obter um distanciamos deles, como se não nos pertencessem.
Conseguir realizar esta mudança, do papel de sofredor para o de observador, é que fará toda a diferença. A partir daí, nenhum esforço é necessário, mas apenas relaxar e deixar que nossa essência se expresse, levando-nos para uma dimensão em que o relaxamento e a paz serão nossa única realidade.” – OSHO
Nesta direção uma etapa inicial é desenvolver recursos que romperão com a forma como inconscientemente, ‘você ‘se entrega aos pensamentos e emoções.
Dev Swaran psicóloga clínica com extensa formação nacional e internacional, conta que na sua prática profissional, aliar os recursos mais modernos da psicologia, neurociências e técnicas milenares do yoga, bem como práticas da meditação, tem sido para seus clientes e alunos, como foi para ela um caminho muito interessante e orgânico para abrir uma receptividade para ‘descobrir’ este observador, tendo como passo inicial romper todo lixo vicioso que nos prende a automatismos e uma vida cheia de sofrimento, em grande parte por conta da tendência da atenção se fixar nos eventos dolorosos ou na busca do prazer, como mostra o vídeo acima. Importa saber que o mundo não vai criar uma situação para vivermos em harmonia, mas assumirmos a responsabilidade de afinar “nosso” instrumento para perceber que a harmonia já está a disposição, independente do que acontece fora